56 – A música “Sampa” do Caetano Veloso

Sampa

Atenção leitores, muito desse texto é praticamente meu gosto > seu gosto, bairrismo e birras, então se você não concorda com o meu gosto, saiba que você está errado.

Sério, quem foi a pessoa que achou que “Sampa” seria uma boa música para representar a grandiosidade da minha cidade? Um samba (samba?) sem sal nem açúcar, cantada por alguém que pouco está se fodendo para Sampa e ainda por cima nem paulista é.

Veja que eu ainda nem comecei a falar mal da música em si, minha birra é o status que essa música ganhou, basta ela tocar e diversos quadrúpedes já começam a babar ovo, dizendo que esse samba/bossa nova é a cara de São Paulo. Só se for uma outra São Paulo que não é a que eu moro.

Acho que o problema de quem é famoso é que seja lá o que for que a pessoa grava, mesmo que essa mesma pessoa admita que a música é ruim, vai ter um monte de gente defendendo com unhas e dentes o artista e enaltecendo como se ele fosse um deus. Infelizmente, Caetano Veloso tem esse tipo de fã, sabe quem tambem tem esse tipo de fã? José Dirceu.

Notem que eu não estou falando de nenhuma outra música dele e não estou aqui para discutir se ele é bom ou não (não, ele não é) ou se a Tropicália só deu certo por que ele estava presente (não de novo), mas sim da escolha da música como “hino” de São Paulo, que tenho certeza que deve ter sido escolhida por voto popular e todos sabemos que o povo é meio burrinho para algumas coisas.

Não sou músico, não sou estudioso de música, mas “Sampa” é chata pra caralho. Agora você fala: “Ain Felipe, então qual seria o hino de São Paulo?” e eu tenho a resposta bem aqui, não só uma, mas várias músicas que podem muito bem ser o hino da minha cidade e que com certeza representam São Paulo

Isto é São Paulo – Demônios da Garoa

Se você me disser que não conhece Demônios da Garoa, faça o favor de bater a cabeça na parede agora…pode ir, eu espero…Bateu? Então agora veja esse link: http://www.youtube.com/watch?v=oh02_UzSvZg
Aí você fala: “Ain Felipe, isso é samba, eu sou muito hardcore e não gosto de samba” e eu digo que você é limitado. Essa música fala de diversos aspectos exaltando a grandiosidade de São Paulo e tudo o que ela tem para oferecer para os paulistanos e para o resto do Brasil, montando um retrato maior do que uma esquina.

São Paulo, São Paulo – Premeditando o Breque

Ok, essa música não é tão famosa assim e ela tem um tom muito mais bem humorado para ser considerada um “hino”, mas ainda assim com infinitamente mais conteúdo do que a “Sampa” do senhor Veloso e de quebra você acaba conhecendo um porrilhão de bairros da minha querida cidade.
http://www.youtube.com/watch?v=JvowPN1B1Ww

Além dessas duas, ainda poderíamos colocar nessa lista a Pobre São Paulo do Ira, Bom dia São Paulo do Joelho de Porco, São Paulo do 365.

Basicamente qualquer outra música representaria melhor São Paulo, não sei se você ouviu todas as músicas que eu coloquei aqui, mas se ouviu, primeiro agradeça por eu melhorar essa sua porcaria de gosto musical e depois vamos fazer um exercício com o Tio Felipe. O que todas as músicas que eu falei têm em comum e é a principal diferença da música do Caetano? Todas elas falam da cidade em sim, de suas qualidades, defeitos, bairros e por ai vai. Agora a do Senhor Veloso? Fala sobre o que ele sente quando está em São Paulo e sobre encontrar os amiguinhos dele, não sei, mas pra mim isso parece egocentrismo demais, fazer uma música sobre a cidade e usar para falar de si mesmo.

“Não quero ver mais essa gente feia,
Nem quero ver mais os ignorantes,
Eu quero ver gente da minha terra,
Eu quero ver gente do meu sangue.”

Pobre Paulista – Ira

Tags: , , , , , ,

2 Responses to “56 – A música “Sampa” do Caetano Veloso”

  1. HADDAD - São Paulo - Um "país" de todos. Says:

    na verdade tudo que vc escolheu é uma merda, e a melhor sugestão é a minha:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: